segunda-feira, novembro 27, 2006

Cristiano afirma que voltará a correr em 2007
Victor Martins
27/11/2006 - 08:00 - Fonte: www.grandepremio.com.br

Quando as primeiras informações do acidente de Cristiano da Matta brotaram e vieram em avalanche, até alguns familiares analisaram que as possibilidades de sobrevida do mineiro eram ínfimas. O piloto ficou em coma induzido, passou por uma série de cirurgias para retirada de um hematoma cerebral, teve uma parte do crânio extraída, evoluiu lentamente. Em 50 dias, conseguiu o milagre, palavra resumida dos médicos que dele cuidaram, de ser liberado pelo hospital onde ficou internado no estado norte-americano do Wisconsin. Viajou para Miami, apareceu publicamente em uma reportagem num canal especializado em automobilismo e foi para Belo Horizonte. E quem viu o brasileiro e suas iniciais dificuldades motoras e de fala fez ilações de que pouco melhoraria e que sua carreira se tornaria parte da história.

Pois Da Matta surpreendeu, novamente, quase três meses e meio após o choque com um cervo em um treino no circuito de Elkhart Lake, ao confirmar que vai retornar às pistas. O Grande Prêmio conversou por telefone com um Cristiano falante, sem problemas de comunicação e, como ele mesmo enfatizou pleonásticas e empolgadas vezes, "pilhado para voltar".

"Eu estou muito ansioso", declarou "Kiki". "Desde os seis anos que eu não ficava de fora das corridas, e isso tem sido uma tortura para mim, é muito difícil. E eu to quase 100%. O médico me disse que eu tinha de tentar parar de pensar no meu futuro, que isso seria bom para minha reabilitação, me fez até fazer promessa para não ficar pilhado. Mas eu acho que não vou conseguir cumprir, não", brincou.

Cristiano tem andado todos os dias na bicicleta ergométrica e freqüenta academia em sua cidade-natal. "Meu físico está muito bom, eu tenho treinado e mantido a forma. Eu já estou quase pronto", contou. Ainda não foi liberado para fazer trilha nem ir de "bike" às ruas. Carro, também, está descartado.

"Eu também não posso nem jogar bola. Se eu bater a cabeça, posso ficar meio zureta, então vou esperar mais um tempo", disse Da Matta, que pensa em treinar com um kart até no máximo no primeiro trimestre de 2007. "No mês que vem, pelo que disse o médico, eu já vou estar completamente bem", acresceu.

A "pilha" de Cristiano tem uma razão especial. "Eu assisti à corrida da ChampCar (no México) e assisti à da Stock Car no Rio, e fiquei muito animado para sentar num carro de novo". Os reflexos estão sendo aprimorados e tendem a se normalizar, também revelou o campeão de 2002 da F-Mundial, que sentenciou: "Quero voltar melhor do que estava, se Deus quiser..."

Da Matta também afirmou ter acompanhado as mensagens do público por sua reabilitação. "Acompanhei a torcida do pessoal, vi pelo site, quero agradecer demais a todos, não sabia que tinha tanta gente torcendo por mim. Isso me ajudou muito para que eu pudesse me recuperar."

Um comentário:

Anônimo disse...

é o vírus da velocidade...ou será o Kiki, como bom baixinho, invocado? q Deus ilumine os caminhos do mineirinho!