quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Lei transforma bike em meio de transporte

Áreas públicas de São Paulo devem ter bicicletários; e novas obras viárias, ciclovias

Sérgio Duran (Estado de São Paulo)

Os defensores da bicicleta como saída para a poluição e o congestionamento crescentes da capital paulista ganharam mais uma razão para seguir apostando nos pedais. Lei sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL), publicada ontem no Diário Oficial, instituiu o Sistema Cicloviário do Município, que transforma a bike em meio de transporte e determina medidas de incentivo ao ciclismo. Elaborada pelo vereador Chico Macena (PT), a lei determina que de shoppings a terminais de transporte tenham bicicletário e autoriza a exploração comercial deles - e indica a permissão de bikes em vagões de metrô e trem e obriga que toda nova obra viária inclua ciclovia ou ciclofaixa. O substitutivo que deu origem à lei recebeu sugestões do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, que coordena o grupo intersecretarial Pró-ciclista, responsável pelas políticas da Prefeitura para o setor.

Há quem duvide das propostas. 'No papel é ótimo, mas não creio que saia', afirma Paulo de Tarso, presidente do São Paulo Bikers. Organizações como essa e a Night Bikers reúnem cerca de 30 mil paulistanos, segundo a Federação Paulista de Ciclismo.

Moradora da Granja Viana, a analista de sistemas Mônica Magalhães, de 31 anos, pedala duas horas por dia por lazer, mas já usou a bike como meio de transporte. 'Quando você não tem condicionamento, sua muito. Com o tempo, nem uma gota. Dá para trabalhar perfeitamente pedalando', conta.

Nota do Blog: Um belo exemplo seguido onde os ciclistas terão seu espaço reservado. Que este exemplo, como já em andamento em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro, seja oficializado também em outros municipios, assim como em outros países. gente apaixonada por ciclismo, como o Hyder (tsc tsc) agradece.

Nenhum comentário: