
Colunas, Noticias, Tecnologia, Pitadas de Polêmica, Cultura, religião, Automobilismo, Bike, Trekking e Jogging... Um pouco do Hyder !!!
terça-feira, janeiro 30, 2007
Helio Castroneves testanto na ALMS

segunda-feira, janeiro 29, 2007
Mais uma destas lembranças que serão eternas pois foram deixadas por um ser que é imortal, mesmo tendo nos deixado naquela, também falecida, fatídica curva. Era e ainda é impressionante ver o carinho dele com o povo e do povo, povão mesmo, com o seu herói. Lutador, vencedor, brilhante.
Uma corrida onde ninguém acreditava nele pois seu carro estava muito ruim, mas dentro daquela carro ruim teria uma certa diferença... chamado Ayrton Senna.
Saudades campeão...
Bem... Só por ser de quem é, e do que se trata... já torna-se visita obrigatória. Confesso que nunca gostei dos Beatles por causa do John Lennon mas que o George e o Paul eram tremendos e muitas musicas maravilhosas surgiram daquele meio.
Fica aqui o registro que todos os fans devem ouvir dezenas e centenas de vezes.
Pois é pessoal, estive vendo este vídeo sobre o Gil e achei mais que merecido colocá-lo. Os créditos pela boa seleção e imagens estão presentes no mesmo. O mais bacana que não mostra somente a faceta vencedora do Gil, mas alguns momentos considerados "negros" na sua carreira na CART, assim como alguns acidentes. Por conhecer o Gil como piloto e pessoa, posso dizer que esta seleção de imagens foi bem honesta e legal, pois mostra todos os instantes desde o carro do Hall Racing até os derradeiros instantes da vitoriosa campanha de 2003. Não foi campeão? E daí? Vencem em Indy, que dá até muito mais destaques que o próprio campeonato em si.
Pois é... Uma bela homenagem ao grande bicampeão da categoria e do antes frio e sisudo piloto e, depois de chegar a Penske e começar a trabalhar com o eternamente bem humorado Helinho Castroneves. Hoje em dia, nosso herói é diretor esportivo da Honda F1, cabendo a ele, entre outras coisas, a cuidar de estratégias de provas.
Coluna Semanal - Circuito da Gávea
sexta-feira, janeiro 26, 2007
Os dez mandamentos da qualidade
2) Cumprimente cada um que lhe dirigir o olhar, mesmo não sendo um conhecido. Ser educado é qualidade.
3) Seja metódico ao abrir seu armário, ao ligar seu computador, ao passar informações etc. Comece relembrando as notícias de ontem. Ser organizado é qualidade.
4) Não se deixe envolver pela primeira informação recebida de quem, talvez, não saiba de todos os detalhes. Junte mais dados que lhe permitam obter um parecer correto sobre o assunto. Ser prevenido é qualidade.
5) Quando for abordado por alguém, tente adiar sua própria tarefa, pois quem veio lhe procurar deve estar precisando bastante de sua ajuda e confia em você. Ele ficará feliz pelo auxílio que você possa lhe dar. Ser atencioso é qualidade.
6) Não deixe de alimentar-se nos horários corretos. Pode ser até um pequeno lanche, mas respeite suas necessidades. Aquela tarefa urgente pode esperar um pouco. Se você adoecer, dezenas de tarefas terão que aguardar a sua volta, as quais acabarão por sobrecarregá-
7) Dentro do possível, tente se agendar para os próximos dias, tanto para tarefas do trabalho quanto as sociais. Não as fique trocando a todo momento, principalmente a minutos do evento. Cumprir o combinado é qualidade.
8) Ao comparecer a reuniões, leve tudo o que for preciso para a ocasião, principalmente suas idéias. Divulgue-as sem receio. O máximo que poderá ocorrer é alguém do grupo não aceitá-la. Talvez mais tarde você tenha a chance de mostrar que estava com a razão. Saiba esperar: Ter paciência é qualidade.
Preconceito americano contra brasileiros
terça-feira, janeiro 23, 2007
segunda-feira, janeiro 22, 2007
Motores GM na CART
Olá pessoal, Escrevo esta coluna restando apenas alguns dias para apresentação oficial das equipes e os testes com o novo Panoz DP01. Creio que ainda não será ali que teremos a resposta definitiva sobre o grid em Las Vegas. Creio que muitos acordos ainda estão sendo "costurados" e poderemos ter até novidades sobre equipes que podem surgir de forma imediata, como aconteceu com a Hollywood Team PRG no ano 2000, que levou apenas 43 dias para nascer, preparar a papelada para inscrição, comprar o carro e testar no Putnan Park antes da prova de estréia em Homestead.
Estive me lembrando da supremacia dos motores Chevrolet (GMC) no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. A Cosworth teve esta supremacia, mas basicamente era fornecedora exclusiva nos primórdios da Cart. Os Chevys,

Em 1992 ela esteve presente em três chassis diferentes. A Penske, Com Emmo, Rick Mears (retirando-se após o terrível acidente em Indy) e Paul Tracy. A Lola com diversos pilotos, entre eles Bobby Rahal, Arie Luyendyk e os Galmer com Al Unser Jr. e Danny Sullivan. Foi um tremendo campo de provas, pois o “berço” dos chassis, onde ficam os motores e caixa de câmbio, tinham características e tamanhos diferentes e acertar isso nos testes da pré-temporada, foi um árduo trabalho para os engenheiros e técnicos da Ilmor – empresa que preparava os motores da GM e posteriormente da Mercedes-Benz de propriedade de Mario Illien e do saudoso Paul Morgan. Hoje em dia a empresa não mais pertence à Illien, por mais que ele continue no grupo como consultor.
Em 1993 assombrou a categoria – Indy Car na época – ao anunciar sua partida para focar seus negócios apenas na Nascar. A recessão norte-americana naquela época, causada em parte, pela crise provocada em conseqüência da Guerra do Golfo e pela nova modalidade democrática de governar o país fez com que muitas empresas pensassem desta forma. A Ford, como seguiu o caminho inverso, trouxe o atual campeão de F-1 daquela temporada – Nigel Mansell.
As vitórias, as marcas registradas foram superadas apenas pela Honda, que conquistou os "canecos" entre 1996 a 2001. A GMC ensaiou uma volta com a IRL utilizando uma de suas marcas, a Aurora tendo algum sucesso, mas anos depois reassumiu sua marca principal sendo fornecedora exclusiva na temporada de 2002, ano da chegada de equipes provenientes da Champ Car, como Penske e Blair. As duas conquistas brasileiras de Helio Castro Neves foram obtidas com propulsores norte-americanos, que acabaram não resistindo à concorrência nipônica da Honda e Toyota. Em suas últimas participações, esteve contando a parceria da Cosworth, eterna rival de outros tempos e fiel companheira nas derradeiras participações. Uma pena que esta associação ocorreu tarde demais. Hoje em dia ela concentra seus investimentos na Nascar e em outras categorias turismo, utilizando outras marcas e vivendo uma crise de efeito mundial, com fechamento de fábricas no mundo inteiro e um pedido de falência na corte de Nova York.
Um grande abraço, fiquem com Deus e até a próxima!
Fabio "Hyder" Azevedo
Helinho corre as 12hs de Sebring pela Penske Porsche Spyder
22/01/2007 - 09:58
![]() | |
Fonte: Warmup
Nota do Blog: Noticia maravilhosa mas espero que ele continue no Marlboro Team Penske. Está devendo um título.

domingo, janeiro 21, 2007
Este video não é tão novo mas achei muito importante e interessante publicá-lo pois mostra a superação e força de vontade - dentro e fora das pistas. Se voltará a guiar um carro de corridas, isso eu não sei mas ele já é um grande vitorioso. Graças e exclusivamente ao amor de Deus e a médicos competentes.
Pois é... não dá para não ficar emocionado desta lembrança. O primeiro titulo do Gil e a Marlboro Team Penske quebrando um jejum de 6 anos sem uma conquista. Além do que o título foi conquistado "em casa" já que Fontana, na ocasião, pertencia a antiga Penske Motorsports. E esta foi a despedida do Teo José. Ná época um brilhante locutor, totalmente diferente deste de hoje em dia.
sábado, janeiro 20, 2007
Museu de Indianápolis
Penske Racing Museum
International Motorsports Hall of Fame
sexta-feira, janeiro 19, 2007
Laleh Seddigh



The Persian Mirror
Fonte: Blig do Gomes
Novo Peugeot 908 - Endurance
Mil Milhas e a Le Mans Series
Muito boa a notícia de que a Mil Milhas Brasil fará parte do calendário da Le Mans Series neste ano. A categoria européia é recente, foi criada em 2004, mas conta com os carros de ponta de endurance no mundo. Aqueles que participam das 24 Horas de Le Mans. Ou seja, protótipos Audi, Pescarolo e agora da Peugeot. De acordo com a conversa que tive, nesta quarta, com o pessoal das Mil Milhas esses carros todos estarão aqui em novembro para a etapa final do campeonato em Interlagos, São Paulo. Vamos esperar e ver.
Mas, olhem só o modelo Peugeot 908 V12 diesel que está confirmado nas 24 Horas de Le Mans e será pilotado por Jacques Villeneuve, Marc Genè e Sebastien Bourdais, entre outros. Show de projeto! Show de Design! Bela lembrança do grande blogueira Rogério Elias.
Fonte: Blog VELOCIDADE MÁXIMA
Giro D´Italia (Volta da Itália)

Site Oficial: Volta da Itália


quarta-feira, janeiro 17, 2007
fiquei emocionado com estes videos que estão em anexo. Trata-se da Familia Hoyt. Dick Hoyt teve seu filho com uma grave deficiencia cerebral onde nem comunicar-se normalmente ele pode faze-lo, apenas por um computador personalizado. Mas aos 15 anos, Rick teve seu interesse por esportes e corridas. Dick resolveu treinar para uma competição considerada "simples". O Iron Man que é considerada a maior prova de thriatlon do mundo.
Rick e Dick Hoyt - um exemplo de vida e amor ao Senhor
Superação e amor - ao filho e a Deus
Site Oficial do Team Hoyt
Fabio Azevedo
Atleta amador e Apaixonado por ciclismo, maratona e esportes de longa duração
segunda-feira, janeiro 15, 2007
F1, curiosidades e fatores pitorescos
Algumas derrapadas, belas ultrapassagens e acidentes, no mínimo, estranhos... Mas, isso é F1 |
domingo, janeiro 14, 2007
Formula 1 - 1982 Jacarepagua
Grande Premio do Brasil de F1, no Rio de Janeiro. Um momento de delírio para os fans ao verem a Ferrari deixar a corrida, favorecendo a Brabham e Nelson Piquet. Saudades de Jacarepaguá. |
estava vendo o noticiário sobre o triste evento em SP e lendo em algumas agencias de notícias e blogs, vislumbrei um site maravilhoso. Este é para quem gosta de carros antigos e bizarros, mas lindos e emocionantes. Como seria injusto não citar a fonte, chequei esta no Blig do Gomes, do Flávio Gomes.
Link sobre Fórumla Fords antigos
Abs
sábado, janeiro 13, 2007




Site do SpeedCenter
quinta-feira, janeiro 11, 2007
Warm UP
10/01/2007 - 16:36
![]() | |
O jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, publicou nesta quarta-feira (10) um editorial no qual classifica o Rali Dacar como uma “corrida sangrenta e irresponsável”. Na etapa de ontem, a competição registrou sua primeira morte em 2007: a do sul-africano Elmer Symons, que sofreu um acidente entre Er Rachidia e Ouarzazate. O jornal ainda diz que “muitos classificam o rali como um evento esportivo, mas que ele pouco tem a ver com uma competição saudável. O rastro de sangue que cresce de ano a ano demonstra o inegável componente de violência que existe em todas as tentativas de exportar modelos ocidentais para ambientes humanos e ecossistemas diferentes do Ocidente.”
A publicação afirma também que a organização e os patrocinadores do Rali Dacar têm uma postura “cínica” que ignora as realidades locais, e que os carros, caminhões e motocicletas abandonados no deserto são “monumentos enferrujados de irresponsabilidade”. Em 29 anos de existência, a competição registrou 49 mortes, 24 delas de competidores.
Nota do Blog: Imagino o que os competidores diriam da "Santa" inquisição ou de outra barbáries cometidas como pedofilia por exemplo. Não nego que esta é uma das mais perigosas atividades esportivas da história e coisas tem de ser feitas ali para evitar que novas vidas sejam ceifadas mas existe um programa social muito grande e que ajuda várias familias abandonadas onde o Estado e a Igreja poderiam muito bem fazer este papel ser uma verdade na vida das pessoas. A Igreja (No caso a Romana) tem muita condições de efetuar este papel, aco contrário de muitos outros países pobres).
CICLISMO
Primeira aparição nos Jogos Pan-americanos: 1951
A bicicleta já servia como meio de transporte desde o século XVIII, mas foi em 1895, quando surgiu a União Ciclística Internacional (UCI), que o ciclismo se organizou como forma de esporte. Nos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, o esporte terá quatro modalidades para homens e mulheres: pista, estrada, mountain bike e BMX (bicicross). Em número de provas, a maior é a modalidade pista, que reúne dez disputas diferentes, individuais e por equipes, de velocidade, contra o relógio e perseguição. Na modalidade estrada, há duas provas, de velocidade e contra o relógio; no mountain bike, há apenas uma, a de cross-country, normalmente dentro de área de florestas, em caminhos estreitos de terra e pedra. No BMX, versão ciclística do motocross, incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, haverá provas femininas e masculinas de corrida em pistas com saltos e obstáculos.
Locais: Parque do Flamengo (estrada), Morro do Outeiro (mountain bike), Velódromo da Barra (pista) e Sambódromo (BMX)
por pouco que não perdemos o acesso ao YouTube.com devido a uma pessoa vazia e que estava com os holofotes apagados para a sua pessoa. Estive "passeando" por ele e encontrei este vídeo que, além de muito engraçado e super bem produzido, mostra uma verdade ao mundo de como funciona a cabeça de um certo governante.
O Dia em que o Brasil foi invadido
Esta é uma simples opnião...
sexta-feira, janeiro 05, 2007
Divulgação
05/01/2007 - 08:48
Bourdais provou no México que um grande campeão além da técnica precisa ter muita raça.
Olá pessoal, final de ano, época de ver as coisas que acertamos e manter o foco no processo correto e, principalmente verificar e corrigir os erros. Ter a humildade para reconhecer isso é a grande característica dos seres humanos com caráter e dignidade. Talvez pela minha postura em escrever e defender o automobilismo e a forma como tal, possa ter ofendido, mesmo que indiretamente, alguns. Aqui vai o meu pedido de desculpas. Mas a época também é para celebrar vitórias, planejar novas conquistas e viver feliz. Esta é a nossa grande obrigação.
A Champ Car consagrou mais um grande herói. O francês Sebastien Bourdais chegou tímido em 2003 onde se esperava ser coadjuvante de Bruno Junqueira, mas nas primeiras etapas daquele ano, viu-se o contrário. O mineiro, com seu estilo extremamente conservador não foi páreo para a forma aguerrida e determinada de correr. Mas, infelizmente, o nosso representante nunca foi um adversário.
Esta temporada de 2006 foi muito interessante para o campeonato, pois o francês parecia não ter adversários até que uma "dança das cadeiras" provocada pelos dirigentes colocariam Cristiano da Matta no lugar de A.J. Almendinger na Rusport, que foi para a Forsythe, no lugar do tosco Mario Dominguez, que foi para o lugar de Cristiano da Matta na Dale Coyne. Um novo ídolo se fez, pois A.J. venceu corridas consecutivas assim como a emoção e as disputas foram à tônica deste campeonato. Para nós, brasileiros o destaque não foi positivo. Não apenas por atuações bisonhas de Bruno Junqueira ou Cristiano da Matta, mas pelo terrível acidente sofrido pelo campeão de 2002. Felizmente ele está em pronta recuperação e vamos esperar pelo futuro. Faço um resumo, desta temporada, pelo terceiro título de Bourdais em uma manobra: A ultrapassagem do francês sobre o inglês carranca Justin Wilson. Não havia técnica nenhuma, apenas raça. Raça esta que faltou e ainda falta ao principal representante na categoria até o presente momento: Bruno Junqueira.
Mas o próximo ano promete muitas novidades, desde equipes, pilotos, engenheiros, novas etapas. Paul Sttodart já chegou e promete novidades. Só teremos mesmo certezas, em sua grande maioria, na apresentação oficial das equipes. Até lá teremos muitas noticias, com ou sem fundamentos.
E encerramos este temporada. Com muitas lembranças, algumas mais emocionantes, outras até divertidas. Mas sempre com carinho e amor ao automobilismo de verdade e não aos sonhos infundados que permanecem aos olhares idiotas e despreparados.
Dedico esta coluna aos leitores, que nos ajudaram muito e me deixaram muito feliz com o retorno. As criticas, quando construtivas são mais que bem vindas. Orientam este trabalho. Aos comentários infundados e sem conteúdo, apenas deixo um conselho: estudem, sejam mais práticos e aprendam com os cabelos brancos alheios. Eles não estão ali sem uma razão.
Um grande abraço abraço e que cada segundo do próximo ano seja celebrado e que Deus esteja com cada um de nós!
Fabio "Hyder" Azevedo
terça-feira, janeiro 02, 2007
Cito isso para ver que nesta época as equipes vinham pra cá, passavam algumas semanas testando e levavam a metodologia de acerto de uma temporada inteira depois de uma mini temporada no Rio. Como Jacarepaguá era conhecido como um dos TOP seis autódromos da FIA (Pois mesclava muito bem reta de altíssimas velocidades, curvas de baixa, média e altas velocidades e um bom lugar onde todos gostavam de estar, todos os acertos iniciais eram retirados daqui. A Benetton com Berger, Fabi e as Williams com Mansell e Rosberg, depois com Piquet e posteriormente Patrese faziam muitos de seus testes qdo não emendavam a preparação e a corrida. Nos testes de pneus da Goodyear, que era grande incentivadora destes testes e da Válvula Pop-OFF, as equipes passaram , quase direto, três semanas.. Juntaram direto com o Carnaval e a corrida....
Pois é. Hoje em dia isso não acontece, a pista não é mais aquele lugar lindo, belo e maravilhoso. Mas ficam aí as lembranças....