quinta-feira, janeiro 11, 2007

Vaticano reza que Dacar é disputa sangrenta
Warm UP
10/01/2007 - 16:36

O jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, publicou nesta quarta-feira (10) um editorial no qual classifica o Rali Dacar como uma “corrida sangrenta e irresponsável”. Na etapa de ontem, a competição registrou sua primeira morte em 2007: a do sul-africano Elmer Symons, que sofreu um acidente entre Er Rachidia e Ouarzazate. O jornal ainda diz que “muitos classificam o rali como um evento esportivo, mas que ele pouco tem a ver com uma competição saudável. O rastro de sangue que cresce de ano a ano demonstra o inegável componente de violência que existe em todas as tentativas de exportar modelos ocidentais para ambientes humanos e ecossistemas diferentes do Ocidente.”

A publicação afirma também que a organização e os patrocinadores do Rali Dacar têm uma postura “cínica” que ignora as realidades locais, e que os carros, caminhões e motocicletas abandonados no deserto são “monumentos enferrujados de irresponsabilidade”. Em 29 anos de existência, a competição registrou 49 mortes, 24 delas de competidores.


Nota do Blog: Imagino o que os competidores diriam da "Santa" inquisição ou de outra barbáries cometidas como pedofilia por exemplo. Não nego que esta é uma das mais perigosas atividades esportivas da história e coisas tem de ser feitas ali para evitar que novas vidas sejam ceifadas mas existe um programa social muito grande e que ajuda várias familias abandonadas onde o Estado e a Igreja poderiam muito bem fazer este papel ser uma verdade na vida das pessoas. A Igreja (No caso a Romana) tem muita condições de efetuar este papel, aco contrário de muitos outros países pobres).






2 comentários:

Anônimo disse...

Hyder, dá um pulo no blog "velocidade máxima" porque eu não entendi sobre "emocionalismo", valeu ? Um abraço ! Blog interessante o seu .

Anônimo disse...

Quem entra nessa corrida assim como quem decide ser piloto de carros de corrida ou de motos tem que aceitar que o risco faz parte do negocio. Quem entra na chuva é pra se molhar, como diria minha avó. O Vaticano naum tem que se meter, os caras que estão morrendo sabiam dos riscos e aceitaram. É igual o cara querer correr IRL. O Paul Dana sabia e aceitou. O Gil de Ferran amarelou e se aposentou.